ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO - MISSAS NOS CEMITÉRIOS DA CIDADE
adcionada em 30/10/2015
Levando a esperança da vida eterna aos corações de luto, a comemoração de todos os fiéis defuntos – o Dia de Finados – em 2 de novembro, serão celebradas missas em toda a Arquidiocese do Rio na intenção dos fiéis defuntos. Essa data é uma oportunidade de rezar por aqueles que já passaram da realidade terrena para a pátria do céu, mas também de reflexão sobre a própria vida.

Nos cemitérios da cidade, agentes pastorais de diversas paróquias e novas comunidades participarão de um dia de evangelização. Em muitos deles serão celebradas missas de hora em hora, presididas por bispos ou sacerdotes locais.

No Dia de Finados não se festeja a morte, mas a ressurreição que Cristo conquistou. Diante da dor, do sofrimento e da lembrança daqueles que partiram para o Reino dos Céus, os visitantes encontrarão nos cemitérios agentes do Ministério da Consolação e Esperança que transmitem aos familiares uma palavra de fé e confiança.

O auxílio às pessoas que perderam entes queridos não acontece somente no Dia de Finados. Todos os dias ela é realizada nos 19 cemitérios da cidade através dos 900 agentes do ministério. Para formar os ministros e favorecer o ingresso de novos integrantes, anualmente é realizado, aos sábados do mês de maio, um curso litúrgico.

A coordenadora diocesana do ministério, Marilda Roriz Reis, afirma que há dificuldade para atender a todos os cemitérios no território arquidiocesano por conta do baixo número de agentes em exercício.

“Precisamos de muitas pessoas nesse importante trabalho de doação, amor e fé. Devemos pensar que um dia também estaremos no mesmo lugar daquele que nos espera e vamos querer que alguém faça orações por nós. O nosso ministério é evangelizador e catequético, pois através da palavra, muitos acolhem a fé cristã e o grande significado de amor ao próximo”, afirmou.

Os interessados em participar do Ministério da Consolação e Esperança podem entrar em contato por meio do telefone 2292-3132, ou comparecer ao terceiro andar do Edifício João Paulo II, na Glória.

Missas nos cemitérios da cidade

Vicariato Urbano

São Francisco Xavier - Missa das 8h às 17h, de hora em hora. Às 8h, missa presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta. Às 10h, missa presidida pelo bispo auxiliar emérito Dom Assis Lopes.

Ordem Terceira da Penitência - Missa às 9h e às 12h.

Ordem Terceira do Carmo - Missa às 9h e às 10h presidida pelo arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

Catedral de São Sebastião - Às 10h na Nave Central. Missa às 7h, 8h, 13h, 15h na Cripta. A missa de 8h será presidida pelo bispo auxiliar emérito Dom Assis Lopes.

Paquetá - Missa às 10h.

Vicariato Norte

Catumbi - Missa às 16h presidida por Dom Paulo Cezar Costa. Missas também das 8h às 17h, com celebrações de hora em hora.

Vicariato Sul

São João Batista - Das 8h às 17h, de hora em hora. Às 12h, o bispo auxiliar, Dom Antonio Augusto Dias, presidirá a Santa Missa.

Vicariato Suburbano

Inhaúma - Das 8h às 16h, de hora em hora. O bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza preside missa às 10h.

Irajá - Das 8h às 17h, de hora em hora. Às 10h, missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Paulo Cezar Costa.

Ricardo de Albuquerque - De hora em hora, das 8h às 16h. A missa das 16h será presidida pelo bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza.

Jardim da Saudade / Sulacap - Às 11h, 14h, 16h. A missa das 9h será presidida pelo bispo auxiliar Dom Luiz Henrique da Silva Brito.

Vicariato Leopoldina

Cacuia - Às 8h, 9h, 10h, 11h, 14h e 17h. A missa das 10h será presidida pelo vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes.

Vicariato Oeste

Murundu - Às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h. Às 16h haverá missa presidida pelo bispo da Diocese de
Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Mattoso.

Vicariato Santa Cruz

Campo Grande - Às 8h, 10h, 14h e 16h. O bispo auxiliar Dom Luiz Henrique da Silva Brito presidirá a missa das 16h.

Jardim da Saudade, em Paciência - Às 11h e 16h.

Santa Cruz - Às 8h, 11h, 15h e às 16h a missa será presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta.

Guaratiba - Às 8h, 10h, 16h.

Vicariato Jacarepaguá

Pechincha - Às 9h, missa presidida por Dom Antonio Augusto Dias Duarte. Outras missas às 8h, 12h, 14h, 15h e 16h.

Piabas - Missa somente às 10h.