Arquidiocese do Rio prepara Tríduo para a Festa da Unidade
adcionada em 23/10/2017
Com o tema “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo” (Mateus 5, 13-16), a Arquidiocese do Rio de Janeiro vai realizar no dia 2 de dezembro, a partir das 7h30, a quinta edição da Festa da Unidade, que reúne todas as paróquias da cidade, com momentos de testemunhos, pregações, oração e missa, no encerramento arquidiocesano do Ano da Família e a abertura do Ano do Laicato, na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

“Vamos celebrar a unidade e comunhão da nossa arquidiocese. A unidade é fundamental no trabalho evangelizador e pastoral. Queremos estar todos unidos para agradecer o ano que passou e pedir forças para começar um novo", afirmou o arcebispo do Rio, Cardeal Orani Tempesta.

Com o objetivo de preparar os fiéis para este momento de comunhão e oração, a Coordenação de Pastoral da Arquidiocese preparou um tríduo para a Festa da Unidade. Conforme o texto do tríduo, a celebração foi pensada para ser feita por leigos e para leigos, com a finalidade de apresentar a missão do laicato na Igreja. Outra indicação do documento é que os momentos de reflexão não sejam feitos dentro do templo, e sim em outro local, tendo em vista que a liturgia não é a única atividade da Igreja (cf. SC 9), e, assim, pode-se ter a oportunidade de valorizar o papel do leigo na transmissão do Evangelho.

Inspirada pelo lema episcopal de Dom Orani João Tempesta, "Para que todos sejam um", a Festa da Unidade é tradicionalmente realizada na véspera da Solenidade de Cristo Rei - por tratar-se do encerramento do ano litúrgico. A Catedral Metropolitana de São Sebastião fica na Avenida Chile, 245, no Centro. Mais informações pelo telefone 2240-2669 ou 2240-2869.

Faça o download do Tríduo para a Festa da Unidade:

Fonte: Arquidiocese RJ