Arquivo da Cúria Metropolitana RJ




Informativo


Os atendimentos presenciais retornaram mediante agendamento, através dos telefones da Catedral Metropolitana de São Sebastião do RJ (21-22402669 / 21-22402869).

Informamos que no momento o prazo médio para os atendimentos via e-mail são de 06 (seis) meses.

Não haverá nenhum tipo de priorização e todos os pedidos deverão respeitar as suas respectivas datas de envio, conforme fila.



Para a busca será imprescindível informar:

I. Nome dos assentados;

II. Nome dos pais (para os batismos);

III. Igreja ou endereço das famílias na época do assento;

IV. Data ou ano do assento.



Sem as respectivas informações não será possível realizar da pesquisa.


Desde já agradecemos e estamos à disposição



Atenciosamente,

Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro.

Constitui-se num dos mais ricos e completos conjuntos documentais brasileiros

Recentemente reorganizado, o Arquivo Arquidiocesano encontra-se instalado no subsolo da catedral Metropolitana, em espaço remodelado em 2003. Constitui-se num dos mais ricos e completos conjuntos documentais brasileiros, com aproximadamente 1100 metros lineares, e percorre a nossa história desde o século XVII, através de seus documentos manuscritos, impressos e iconográficos, compondo um retrato sócio-religioso do Brasil.

São processos de habilitação matrimonial (banho), processos de habilitação sacerdotal ( genere ), registros de batismo, casamento e óbitos, de homens livres e escravos do Brasil. São fontes primárias de inestimável valor, não só para o estudo da história da Igreja Católica no Brasil, como também para estudos de cunho social e político, permeados por sua atuação.

No período colonial e no império, a Igreja controlava a feitura dos registros civis, fonte documental para os censos populacionais realizados. Mediante as informações contidas nos registros de batismo e óbitos, produziam-se índices de natalidade e mortalidade.

Na reestruturação do Arquivo da Cúria Metropolitana, utilizaram-se padrões técnicos arquivísticos aprovados e aceitos universalmente, como a Norma ISAD (G), preparando-o para intercâmbios futuros, bem como aplicou-se tecnologia da informação na constituição de um banco de dados.

Atualmente, o Arquivo da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro encontra-se aberto à visitação pública.

FALE CONOSCO


Informações complementares:

- A partir de 01/06/2019, será cobrada a taxa de R$ 25,00 para solicitações de pesquisas. A taxa para Pesquisa Acadêmica é R$ 5,00.

- Para cada pesquisa serão disponibilizados até 03 (três) livros e/ou caixas, seja qual for a finalidade.

- Não é permitido fotografar os documentos;

- Não mantemos sob nossa custódia documentos civis lavrados posteriores a 1889 (certidões de nascimento e casamento ocorridos em cartório).
Ressaltamos que os registros religiosos não possuem fé pública, mas apresentam caráter de veracidade mediantes as comprovações junto aos órgãos civis;

- Será obrigada a utilização de luvas no momento da pesquisa. A igreja não fornecerá este material.